sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vencer o Mundo Não é o Mesmo que Vencer na Vida



O mundo não era digno deles. – Hb 11:38


O último artigo me levou a esse. Seguem algumas considerações.

Entenda-se mundo como o sistema falido que governa a moral dos homens caídos.  

Quem deseja vencer na vida deve obrigatoriamente saber que nada cai do céu. O que não significa que não possa vir de lá. Regra geral, conquistar objetivos depende muito mais de esforço e bom ânimo do que da quantidade de sonhos e idéias que alguém possui.

Vencer o mundo, no entanto, vai muito além daquilo que conquistamos por esforço, bom ânimo ou disciplina. Porque vencer o mundo não é a mesma coisa que vencer na vida. Não se vence o mundo com regras estritas, “7 passos para vitória” ou com cadeira cativa em todas as programações de sua igreja.

Alguém precisa nascer de Deus para vencer o mundo. E só é possível que isso aconteça se esse mesmo alguém fizer morrer sua natureza terrena, constantemente, durante toda sua vida, como aqueles que mesmo em face da morte não amaram sua própria vida. Por uma razão muito simples: não há como ser amigo de Deus e do mundo ao mesmo tempo. Na verdade o mundo nem O conhece. E por não conhecer o Pai é que também não reconheceram o Filho quando veio. E O odiaram.

Sendo assim, os que nascem de Deus são os que acreditam que Jesus é o Cristo. A vitória que vence o mundo é a fé em Jesus como Cristo. Os que acreditam acabam procedendo de forma amorosa, entendendo que amar tanto a Ele quanto ao próximo é o resumo de todos os mandamentos, e estes não são penosos.

E porque o mundo está caído no maligno, a fé em Jesus Cristo é a única coisa capaz de erguer alguém para a verdadeira caminhada. Caminhada esta que é marcada por esperar por Ele. Coisa louca, não? Todas as vezes que espero por Ele eu estou andando rumo ao Seu encontro, vendo a luz da aurora cada vez mais perto, até se tornar dia. Por isso é que se diz que devemos andar com o rosto descoberto (transparência), para que esta luz seja absorvida e refletida de modo a sermos transformados de glória em glória, ficando mais parecidos com Ele na medida em que caminhamos.

Vencer o mundo não é a mesma coisa que vencer na vida porque a única coisa que os heróis da fé conseguiram foi um bom testemunho, sem jamais alcançarem o que lhes foi prometido. Veja a diferença. Por mais impressionantes que fossem as conquistas destes heróis, eles não alcançaram.

A vida não tem a ver com o quanto você conquista, mas com o quanto suas conquistas não o impedem de caminhar.

Então não confunda suas conquistas diárias, mesmo que você não tenha se esforçado para consegui-las, com o uso da fé para se estar no caminho certo. É tolice achar que alguém é “mais de Deus” porque possui mais, quando o próprio Jesus disse que a vida do homem não consiste na quantidade de bens que este possui.

Crer que Deus é bom e que cuida dos seus, sem desampará-los nem deixá-los mendigar, deveria ser o suficiente para alguém consciente de que não pertence a este mundo tocar a vida.


F.Sales



Nenhum comentário:

Postar um comentário