segunda-feira, 25 de abril de 2011

Davi, a Construção do Templo e a Desconstrução do Propósito

    F. Sales




Davi. Homem fervoroso, temente e servo de Deus.
Ninguém questiona isso.

Mas é interessante como a gente associa rapidamente um bom comportamento ao que conhecemos por características de um homem de Deus. Quase desapercebido. Com o passar do tempo tal pessoa torna-se tão homem de Deus que suas idéias e desejos são praticamente idéias e desejos do próprio Deus. Tenso isso!

Davi sempre teve um desejo. Construir uma casa para Deus. Ele nunca fez questão de esconder. O próprio Salomão testifica isso dizendo que seu pai não conseguiu levar adiante esse desejo por causa das intensas guerras que o cercaram (I Re 5:3).

Mas um belo dia, o Senhor finalmente deu a Davi o descanso de todos os seus inimigos que o rodeavam. E nesse dia belo, em sua casa, o rei remói seus pensamentos em busca de algo que lhe faça algum sentido. Um homem que viveu de batalhas encontra o sossego que tanto pediu e descobre que não está tão em paz consigo mesmo quanto achou que estaria (2Sam 7:1-17).

O desejo ainda pulsa.
– Natã, minha casa é feita de cedros... mas a arca de Deus mora em tendas...

Que desejo nobre, não?
Construir um local digno da grandeza do Deus a quem o rei serve! O profeta Natã estufa o peito e solta uma das frases mais lamentáveis da Bíblia:
Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo. 

Quão infeliz foi o profeta...
Imagine se você fizesse tudo o que está pulsando em seu peito pelo fato de que o Senhor nunca te abandonou, andando contigo por onde quer que você fosse (2Sam 7:9)? Infelizmente as mazelas da vida camuflam-se perfeitamente por detrás de bons comportamentos. E por ser enganoso o coração, é muito perigoso acreditar que há desígnios divinos por trás de todo anseio do coração do homem pelo simples fato deste andar com Deus (Pv 16:1).

Os preparativos só duraram até a noite. E se a noite vem quando já não é mais possível trabalhar, imagine o que não foi feito durante aquele dia! Todo o preparo havia sido feito (1Cr 28:2). Na mesma noite chegou o “MAS” de Deus:

“Mas naquela mesma noite veio a palavra de Deus a Natã”
2Sam 7:4

Psiu, falou besteira ein, Natã? Volta lá e conserta!

Veja que interessante. Embora a palavra do profeta soasse como se fosse o próprio Deus autorizando algo (que não autorizou), o trato de Deus não era com o profeta. Ele, que sonda os corações e conhece os intentos mais entranhados dos homens sabia que em Davi pulsava o influxo de um desejo em linha tênue com as boas intenções, mas que não condizia com a vontade Dele para aquele momento ou para o próprio Davi, por assim dizer.

“Você quer construir uma casa para que Eu more nela?
Do dia em que tirei os filhos de Israel do Egito até hoje, Davi, você já me viu habitando em alguma casa?
Eu não habito, Eu peregrino! Seja em tendas ou tabernáculos, Eu não habito, Eu peregrino!”

Isso não te causa arrepios?
Até um homem segundo o coração de Deus, em algum momento deseja aprisioná-Lo em algum local físico.

“De todos os lugares em que andei com Israel, você  por acaso ouviu que algum dia Eu cheguei para aqueles que lideravam o povo perguntando: Por que não me edificais uma casa de cedro?”

Será que não dá pra entender, Davi, que o prazer Dele é estar onde Seu povo está? E não resumir o encontro entre Criador e criatura à um dia da semana, em um horário específico e somente se for naquele local?

"Davi, deixa Eu te relembrar: Eu te encontrei escondido por detrás das ovelhas. Te fiz soberano, forte, sobre todo meu povo. Eu destruí seu inimigos, estive com você o tempo todo de sua vida e fiz seu nome conhecido. Seu nome se tornou como o nome dos grandes sobre a terra".

Como se não bastasse ser com Davi, Ele ainda afirma que é para a casa de Davi que reservou dinastia eterna. Ele deu descanso dos inimigos à Davi para perpetuar sua geração. Mas deixou bem claro:

“Sim, uma casa será erguida em honra ao Meu nome. Mas não será edificada por você, Davi, mas por seu filho”.

Às vezes precisamos ser relembrados daquilo pelo qual fomos chamados. Talvez o termo apropriado deva ser “cair em si”. E aconteceu com maestria com o rei. Porque depois de tais palavras ele orou, agradecido e voltou a guerrear.

E que “guerreada”!
Matou filisteus, escravizou moabitas, feriu sírios, enriqueceu com despojos e, como lhe havia prometido o Senhor, o seu nome ficou famoso, ao matar dezoito mil numa só batalha. Por onde ele passava fazia direito e justiça aos israelitas.


Agora avance um pouco no tempo. Cerca de dois mil anos.
Mais precisamente em Atos 7, no momento em que Estevão discursa. Seu testemunho da história hebréia é deliberado. Ele havia sido acusado por falsas testemunhas de estar falando mal do templo e das leis de Moisés. Espalharam boatos pelo povo, deturpando as palavras de Jesus dizendo que Ele destruiria o templo.

A resposta de Estevão é totalmente direcionada à dureza de coração daqueles homens. A biografia dos hebreus possui uma triste marca: resistência ao Espírito Santo. E quem se encontra na listinha negra de Estevão?

Sim, ele mesmo. Davi. Que por achar graça diante de Deus “achou” também que construiria o templo.

"Este achou graça diante de Deus, e pedia o achar um tabernáculo para a casa de Jacó.
Salomão, porém, edificou-lhe uma casa.
Mas o Altíssimo não habita em casas feitas por mãos; como disse o profeta:
O céu é o meu trono, E a terra o escabelo dos meus pés; Que casa me edificareis, diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?
Não fez, porventura, a minha mão todas estas coisas?

Homens de dura cerviz e incircuncisos de coração e de ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim como fizeram vossos pais, também vós o fazeis".

Esta é a nossa história (Incluo-me nela)!
Estamos sempre cheios de propósitos, desejos infindáveis, onde muitos deles soam até como sinfonia celestial, enquanto Deus nos pergunta até quando resistiremos ao Espírito Santo...

Obstinados, procuramos um modo de enclausurar Deus dentro de nossos propósitos mesquinhos, pregando apenas partes da Bíblia que condizem com o que acreditamos, sempre resistindo ao Espírito Santo...

Edificamos locais onde se deveria honrar o nome Dele, mas acabam funcionando como moradas Dele – quão triste é essa realidade – resistindo, assim, ao Espírito Santo. 

História antiga... e tragicamente atual.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário