quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Não se iluda


Não se iluda.

Você não pode fazer ninguém crescer. Tão pouco crescer por intermédio de alguém. Retire hoje mesmo esse peso das suas costas e dê sossego a outros também.

Crescimento vem de Deus. Apenas Dele. O máximo que se pode fazer é plantar e regar.

Plantar e regar são uma coisa só perante Deus, mas ainda existem os que se partidarizam, escolhendo o seu lado favorito. Enquanto empregam energia escolhendo entre Paulo e Apolo, faz-se necessário voltarem ao leitinho, recebido antigamente quando ainda eram crianças (e ainda são).

“Sim, vocês são carnais”, afirma o apóstolo, “porque no meio de vocês tem inveja e contenda por causa da explícita preferência por ministros de Deus”.

E você pensando que essa idolatria por homens de Deus era coisa recente...

Desde os tempos apostólicos que uns são de Paulo, outros de Apolo, ainda outros de Cefas e outros de... Cristo?!

Idolatria gospel é mais comum do que se imagina. É aquela pulsão que coloca um ministro de Deus equivalente a Cristo. Estes homens realmente acreditam que são especiais. Acreditam que fazem pessoas crescerem e pior, aceitam ser tratados como tais.

E quanto ao povo? Bem, o povo, como disse o poeta, segue a passos de formiga e sem vontade. Porque basta-lhe as vontades dos tais homens, os sonhos, projetos... e por que não as ambições (divinamente chamadas de vontade de Deus)?

Eu me entristeço pelo meu povo. A cada dia que passa ele busca um messias mais terreno, visível, que construa algo grandioso em sua geração e faz isso com sinceridade de espírito e ignorância teológica. Ao mesmo tempo em que acredita que Jesus pensa como um empreendedor do século XXI, endeusa homens pelos seus dons. Não percebe que é impossível ser de Paulo ou de Apolo sem rebaixar Cristo ao mesmo patamar, colocando um outro fundamento além do que já foi posto.

Não se iluda.

Somos apenas colaboradores, despenseiros. Nenhum maior que o outro. Crescimento vem de Deus. Apenas Dele.


“Por acaso Cristo está dividido?
Foi Paulo que morreu no seu lugar?
Vocês foram batizados em nome de Paulo?”

2 comentários:

  1. F.Sales,
    Realmente, o crescimento interior só depende de nós e da vontade de Deus. Certamente mais da nossa vontade, porque Deus sempre quer o melhor de nós.

    Acredito que podemos aprender também com bons exemplos de outras pessoas, no entanto, tudo tem o seu limite.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigo poeta! Tem um presente de Natal para você no Távola de Estrelas!Desejamos a você votos dum Natal muito Feliz e de um Ano Novo Maravilhoso!

    abraços e beijos,

    JouElam & Dani

    Távola de Estrelas: http://jorgemanueledanieledallavecchia.blogspot.com/2011/12/um-selinho-pra-voce.html

    ResponderExcluir