terça-feira, 6 de julho de 2010

Novos Desafios

“O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel?”
I Samuel 17:26


O que faz de um desafio algo tão atrativo é a sua recompensa. Não há como fugir disso. Se há diversidade de desafios, há também possibilidades e compensações, provando que todo risco deve ser medido pelo quão importante é atingir o resultado.

Observe com atenção a justificativa implícita na pergunta feita por Davi:

“O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Pois quem é esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?”

Davi acreditava que o juízo de Deus viria implacavelmente sobre todo aquele que, em não possuindo aliança com o Eterno, o afrontasse. O que significa dizer que, o fato de Golias continuar vivo, após quarenta dias de ultraje, evidenciava o desejo do Senhor de usar um homem como instrumento e, por conseguinte abençoá-lo.
 
Nem todo desafio é uma oportunidade. Se assim o fosse, relacionamentos não acabariam e empresas não faliriam. A grande questão da vida resume-se em aproveitar as oportunidades certas e não a primeira que aparecer.
 
Por isso, o bom desafio é aquele que carrega consigo porções de oportunidades.
 
Pode parecer complexo, mas um simples esforço em busca do entendimento sadio de um desafio já traz bons resultados.
 
Se você (assim como eu) está com um acúmulo de projetos e novos desafios que dobram de tamanho ou se perdem a cada início de ano, aqui vai uma dica.
 
O quadro abaixo demonstra como algumas perguntas acerca de si mesmo e de suas possibilidades podem facilitar a compreensão e evitar futuros arrependimentos.


Dessa forma fica um pouco mais fácil organizar-se e perceber se existe ou não a necessidade de encarar novos desafios no atual momento.



Francisco Sales



3 comentários:

  1. Francis.... Show demais cara... muito bom você colocar a simplicidade de uma historia que marcou a vida de Davi, e como esse pensamento simples foi extremamente necessario para essa conquista.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. É incrível como as coisas se encaixam. Lí ja faz algum tempo um livro do Mário Sérgio Corttela, que fala sobre a moral e a ética. Então ele disse que as nossas condutas e decisões baseiam-se em 3 pilares: SE EU QUERO, SE EU DEVO E SE EU POSSO, pois nem tudo que eu QUERO eu DEVO e nem tudo que eu DEVO eu POSSO. E assim pude compreender melhor esse tipo de comportamento que dita minha conduta. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir