segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sobre Fé, Heróis e Reconhecimento



O mais fervoroso dos homens acorda algum dia desmotivado. Seja ele um herói, motivador ou de certa forma o exemplo a ser seguido, em algum momento levantará rumo a seus afazeres diários suspirando pelo resquício da fé que tinha na noite anterior.

Quando eu ainda era adolescente, em mil novecentos e deixa quieto, desejando aprender mais sobre as escrituras, lembro de alguém no círculo de oração, naquele momento das causas impossíveis, afirmando categoricamente que a fé era a arma mais eficaz para se derrubar o inimigo (tinhoso, crão-munhão, você sabe...) e conquistar vitórias, ”porque esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”.

Mas com o passar dos anos a caminhada cristã nos ensina na prática que:

o        Vence o mundo quem é nascido de Deus e não quem tem fé em Deus;

o        A fé não derruba o inimigo, mas nos mantém em pé;

o        A fé, como escudo que é, funciona muito mais como arma de resistência do que necessariamente de ataque;

o        E que no dia a dia, na vida real, “na vera”, nos dias em que se “caça o resquício”, nós exercemos muito mais fé para nos mantermos em pé do que para conquistar ânimo, bom humor ou vitórias.

Basta você olhar para os heróis da fé. Tão carimbados pelo sobrenatural e mesmo assim não alcançaram nada do que foi prometido.

“Viveram pela fé e morreram, sem receber o que tinha sido prometido.”

Espere um pouco. Leia de novo!

Uma vida inteira acreditando, defendendo, sendo ridicularizados e ainda assim acabaram morrendo, vendo a promessa só de longe, dando tchauzinho.

Isso porque fé tem mais a ver com vivência do que com seu saldo de conquistas.

Sabe o que é pior (para essa nossa geração)? É que os caras além de não alcançarem, ainda saudaram essas promessas de longe! Nada mais constrangedor nos nossos dias do que alguém que se diz fervoroso, homem de fé, e não conquista o melhor...E pior, além de não possuir ainda consegue viver tranqüilo apenas olhando de longe! É um herege mesmo!

Estes descritos em Hebreus, só são heróis porque reconheceram que eram peregrinos. Para aqueles homens, nenhuma terra, prometida ou não, valia o fato de saberem que existia uma pátria totalmente celestial, preparada para eles.

“Se estivessem pensando naquela (terra) de onde saíram, teriam oportunidade de voltar.”

“Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.”

Se a sua fé não o leva ao reconhecimento da sua peregrinação,
talvez seja um bom momento para refletir.

O reconhecimento da peregrinação mudou toda a trajetória de vida daqueles homens.

Acredite, não vale a pena viver um deserto interior por conta de um heroísmo infundado e muito menos se considerar vital para a fé dos outros a ponto de não se permitir chorar, aprender, reconhecer os erros e principalmente ter medo de mostrar-se humano.

Seja qual for seu estado, tudo o que você precisa para o hoje é uma palavra de fé. Sem querer ser palavroso, quero afirmar que uma palavra de fé nada mais é do que: uma palavra de fé! Simples assim. É a palavra que alimenta a sua fé. Não significa que ela te proporcionará vitórias, conquistas ou posses, mas com certeza será o alimento que você precisava para manter sua fé acesa no dia de hoje.

Viver por fé é aprender a matar um leão por dia, sabendo que somos mais do que vencedores sobre qualquer tentativa de nos separar do amor de Deus.




"O seu chamado veio de Deus? Pode garantir que ele veio do céu e o encaminha para ele? A menos que você seja  estrangeiro nesta terra e que seu lar esteja no céu, você não foi chamado por uma santa vocação".
C.H.Spurgeon
 ______________________________________________________________________________________

 "na vera": Gíria comum usada em mil novecentos e deixa quieto.



4 comentários:

  1. Olá Francisco!
    Não conhecia o seu blog, mas pelo que li aqui agora, virei mais vezes! Sensacional esse seu texto! Adorei a mensagem e concordo quando você escreve: "A fé, como escudo que é, funciona muito mais como arma de resistência do que necessariamente de ataque; E que no dia a dia, na vida real, “na vera”, nos dias em que se “caça o resquício”, nós exercemos muito mais fé para nos mantermos em pé do que para conquistar ânimo, bom humor ou vitórias.".
    Faz muito sentido isso para mim!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. linda mensagem, realmente os herois da fé são exemplos para todos nós que lemos a sagrada palavra de Deus, A BIBLIA!!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, não conhecia seu blog... mas que grata surpresa eu tive!
    Estou aqui de boca aberta com seu post!
    Você consguiu traduzir de uma maneiro simples e objetiva o que eu mesma sempre acreditei como fé... como crença!
    A Fé tem o poder de nos mover, de fazer com que continuemos, o resto somos nós que temos que fazer!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Oi querido de 1900 e deixa quieto! ;o)
    Gostei do texto, rolou uma identificação pois sou das que matam um leão por dia e isso só é possível quando se tem fé em si!
    kss
    Din

    ResponderExcluir